03/08/2017

Fim do recesso. Vereadores retomam sessões ordinárias

As sessões ordinárias do segundo semestre foram retomadas nesta semana após o recesso de julho. Apesar de não ter votação de projetos, a sessão foi bastante movimentada e os vereadores mostraram que trabalharam bastante no período e estão atentos aos problemas da população. As novidades da 16ª sessão ordinária foram apresentadas pelo presidente da Casa, vereador Marcelo Ferreira (Dr. Marcelo-PSD): a realização de 100 cirurgias nos próximos meses e a transmissão das sessões via rádio, pela Excelsior Jovem Pan News.

Foram apresentadas 30 proposituras, dentre elas, o Projeto de Lei 17/2017, que “institui a execução do Hino de Santa Gertrudes nas escolas da Rede Municipal”, autoria do primeiro secretário e líder do Prefeito na Câmara, vereador Willian José Bento (PTB), com o objetivo de “despertar o ato cívico na população”.

O requerimento do vereador Reginaldo Pereira da Silva (Totó-PSC), solicitando a compra de um aparelho de raio X, levantou uma indagação do Presidente da Casa. Dr. Marcelo lembrou que há tempos vem sendo divulgada na tribuna, uma emenda do deputado Jorge Caruso para a aquisição de um aparelho de raio X digital. “O pedido é oportuno, os médicos sentem falta de um raio X. É preciso entrar em contato com o deputado para ver se vai mandar ou não”, afirmou. Aécio Bisesto (Paraná) e Antonio Carlos Candido (Gordinho), ambos do PTB, relataram que o Deputado também prometeu emendas para uma academia ao ar livre e uma rua de lazer.

Alexandro Souza Vieira (Alexandro do Iporanga-PSC) foi à tribuna ratificar os pedidos de uniformes escolares, melhorias no espaço do Centro de Lazer “Ruy Rocha” e no campo de bocha do bairro Jequitibás. Alexandro pediu à população que tenha consciência e não provoque queimadas. “O tempo seco já traz problemas de saúde e ainda tem gente que coloca fogo em terrenos e quintais”, reclamou o Vereador.

A tribuna também foi utilizada para elogios. Isaias Lino do Couto (PSC) agradeceu ao prefeito Rogério Pascon por ter atendidos diversos pedidos e citou a troca de iluminação em espaços públicos, como as praças São José (onde solicitou a melhoria do piso) e Direitos Humanos. O Vereador relatou que durante o recesso, juntamente com outros vereadores, esteve conhecendo Câmaras de cidades da região e trocando experiências com os legisladores de Rio Claro e Araras. “Também nos reunimos com o deputado Gilberto Nascimento e recebemos a visita do deputado Celso Nascimento, onde fizemos algumas solicitações de emendas, e já temos agendada uma visita à Câmara de Cordeirópolis”, afirmou.

Sobre a indicação 199, onde Isaias sugere a ampliação da UBS “João Buschinelli”, devido ao grande número de pessoas atendidas no local, Dr. Marcelo comentou que o melhor a fazer é uma nova distribuição da população a ser atendida nas UBSs e que irá solicitar um estudo.

Saúde e segurança foram os principais temas abordados por Reginaldo Pereira da Silva (Totó-PSC). “Enquanto faltar remédios vou cobrar”, disse. Totó indagou se as câmeras de monitoramento estão funcionando; quantos veículos alugados a Prefeitura tem e o custo dos mesmos; e pediu obras no entorno do prédio do “Clube do Vovô”.

Willian lembrou que propôs ao Prefeito a adesão ao “Frota Nova Municípios”, do Governo do Estado, programa de financiamento, sem taxa de juros, para que os municípios possam renovar a frota de veículos como ambulâncias, vans de transporte de passageiros, escavadeiras, caminhões, entre outros. Na contramão, o Presidente da Casa acredita que alugar é um bom negócio, já que não há gastos com seguro, impostos e manutenção do veículo alugado.

O Primeiro secretário da Câmara reforçou a solicitação de compra de novos monitores cardiológicos, afirmando que o Hospital Santa Francisca disponibiliza poucos equipamentos; informou aos colegas que as 10 câmeras de monitoramento já estão funcionando e que a Avenida Albino Codo já está liberada para o trânsito.

Encerrando a primeira sessão do segundo semestre, Dr. Marcelo convidou a população da região a prestigiar a Festa da Cidade, que começa no dia 6 de agosto. Nos finais de semana, no recinto de eventos da Aspacer, haverá shows musicais e barracas de entidades filantrópicas.

A próxima sessão ordinária será dia 8 de agosto. As sessões acontecem no Plenário “Íria Hansen”, na sede da Câmara Municipal, localizada na Rua São Pedro, 400, Jardim Luciana, e são abertas à população. Os trabalhos são transmitidos ao vivo pela internet, TV Claret - canal 45, e pela Rádio Excelsior Jovem Pan News 1410,0 AM, das 19h30 às 21 horas.

Publicada por em 03/08/2017