06/01/2017

Vereadores, prefeito e vice tomam posse

A solenidade de posse dos vereadores, prefeito e vice, eleitos em outubro de 2016, para o quadriênio 2017-20, aconteceu na manhã do dia 1 de janeiro, na nova sede da Câmara, no Plenário “Íria Hansen” e, após, foi realizada a eleição da mesa diretora para os próximos dois anos. Essa é a 17ª legislatura da Câmara Municipal de Santa Gertrudes.

A sessão solene que completa do ciclo eleitoral foi conduzida pelo mestre de cerimônia Edmilson Valdanha (técnico legislativo) e presidida pelo vereador Marcelo Ferreira (Dr. Marcelo-PSD) que abriu a sessão e, seguindo os trâmites, convidou os diplomados: vereadores, o prefeito Rogério Pascon e o vice, Glalson Chamon, para fazerem a leitura do termo de compromisso, onde prometem cumprir a constituição federal, a estadual, a lei orgânica, e trabalhar pelo progresso do Município e o bem-estar da população.

“Agradeço a equipe da Câmara que organizou esta solenidade, e à equipe da Prefeitura que nos apoiou, o cerimonial foi impecável”, salientou Dr. Marcelo. Ele agradeceu aos integrantes da coligação que o reelegeu vereador, a sua família, aos eleitores e amigos. O Presidente da Sessão anotou um fato curioso: “desde a zero hora até um pouco após às 10 horas de hoje, a Cidade ficou sem prefeito, vice e vereadores; mas agora, a administração e a legislatura estão formadas”.

Em seu pronunciamento, Pascon reafirmou seu compromisso de manter a Prefeitura equilibrada e prometeu uma administração voltada às pessoas. “Nos últimos quatro anos fizemos muitas obras, hospitais, pontes, escolas, estradas, e esse governo será direcionado às pessoas, vamos cuidar diretamente das pessoas”.

A solenidade teve a participação da Guarda de Honra do Núcleo de Bandeirantes Conde Prates, que conduziu os pavilhões Nacional, do estado de São Paulo e de Santa Gertrudes.

Foram empossados os vereadores: Aécio Bisesto (Paraná-PTB), Alexandro Souza Vieira (Alexandro do Iporanga-PSC), Antonio Carlos Candido (Gordinho-PTB), Isaías Lino do Couto (PSC), José Luis Vieira (Ratinho-PMDB), Levy Xavier Ferraz (PRB), Marcelo Ferreira (Dr. Marcelo-PSD), Reginaldo Pereira da Silva (Totó-PSC) e Willian José Bento (PTB).

Eleição

20 minutos após a solenidade de posses, os vereadores se reuniram e escolheram os nomes para compor a mesa diretora da Câmara para o próximo biênio, 2017-18. Seguindo o que determina o Regimento Interno, a votação é secreta com cédulas individuais, cargo a cargo: presidente, vice, primeiro e segundo secretários.

Apenas uma chapa foi inscrita, sendo identificada como chapa 1, formada pelos vereadores: Dr. Marcelo - presidente, Antonio Carlos Candido (Gordinho-PTB) – vice; Willian Bento (PSC) – primeiro secretário, e Isaías Couto (PSC) – segundo secretário. O vereador Levy Xavier Ferraz (PRB) se candidatou ao cargo de presidente, sem compor os demais cargos, e teve seu nome inscrito na cédula.

Apurados os votos, Dr. Marcelo recebeu 8 votos e Levy 1 voto; Gordinho, Willian e Isaías obtiveram 9 votos para os cargos em que concorreram. A mesa diretora da Câmara de Santa Gertrudes ficou assim constituída: o presidente Dr. Marcelo foi reeleito, tendo como vice Antonio Carlos Candido; Willian é o primeiro-secretário, e Isaías ficou com a segunda secretaria. Todo o processo foi acompanhado pelo procurador jurídico da Câmara, o advogado José Antônio Escher e coordenado por Edmilson Valdanha.

Encerrando os trabalhos, o Presidente reeleito afimou: “não posso prometer fazer qualquer coisa, mas posso e prometo continuar trabalhando com afinco e determinação e tentar não decepcionar cada um dos moradores desta cidade”. Dr. Marcelo desejou um mandato com sabedoria aos colegas empossados, apresentou a equipe de trabalho aos vereadores que assumiram este ano, informando o cargo, explicando as funções de cada um e colocando todos à disposição dos vereadores. “Os funcionários da Câmara não são funcionários do presidente, eles atendem a todos os vereadores e à população”, explicou.

Dr. Marcelo convocou a primeira sessão ordinária de 2017 para o dia 7 de fevereiro, às 19h30 horas, no plenário “Íria Hansen”.

Publicada por em 06/01/2017